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HELPLINE – O Canal de Ética da OGMA

O Programa de Ética & Compliance da OGMA dispõe de um canal de comunicação, HELPLINE, que permite, de forma segura e confidencial, captar, identificar e apurar possíveis desvios éticos, alegações ou incidentes de suborno e corrupção, bem como potenciais infrações à legislação ou ao conjunto de políticas e procedimentos da empresa.

 

Através do HELPLINE pode comunicar relatos sobre eventuais práticas danosas e desvios de comportamento ético envolvendo a OGMA, as suas pessoas, clientes e fornecedores, sempre de forma sigilosa.

 

Com o seu relato daremos início ao apuramento dos fatos, ao fluxo de investigação, observando, em todos os casos, a Política e o Procedimento de HELPLINE. O seu relato é muito importante para a OGMA, pois nos permitirá prevenir e/ou corrigir eventuais incumprimentos e transformá-los em oportunidades de melhorias das nossas atividades para que possamos manter as nossas ações pautadas pela ética, transparência e integridade.

 

O canal HELPLINE foi desenvolvido tendo como base quatro pilares fundamentais: a possibilidade de fazer o relato de forma anónima (caso essa seja a intenção do relator), a garantia da não retaliação, a confidencialidade das informações (independentemente de o relator ter optado ou não pelo anonimato) e o compromisso com a verdade dos fatos.

 

Para garantir a independência e a confidencialidade do HELPLINE, a sua gestão é realizada por uma empresa externa especializada no tema. Assim, evitamos os casos de conflito de interesses no processo de investigação e os riscos de retaliação. Esta empresa recebe todos os relatos, que são posteriormente encaminhados para uma equipe especializada da OGMA para a devida investigação, respeitando, em todos os casos, a Política e o Procedimento de HELPLINE da OGMA. Se, no decorrer da investigação, a OGMA verificar alguma infração que, pela sua natureza, deve ser comunicada às autoridades competentes, assim o fará. O resultado do Helpline e o resumo de todas as investigações são periodicamente informados ao Comité de Auditoria, Riscos e Ética da Embraer (CARE), que é composto por membros do Conselho de Administração e Assessores Independentes.

 

O HELPLINE pode ser acedido por todos os nossos colaboradores através da intranet Portal OGMA e também por pessoas externas à OGMA através do website da OGMA (www.ogma.pt). Para aceder ao HELPLINE, clique aqui. Para quem preferir, também é possível fazer o relato através de uma chamada telefónica para o número 800 180 118 em Portugal (disponível 24h, 7 dias por semana).